terça-feira, 27 de março de 2012

Ele Kalou hoje o Estádio da Luz

- Salomon Kalou, autor do golo que deu a vitória ao Chelsea na deslocação à Luz (estádio do Closso Europeu) -



Imagem in Google

sábado, 24 de março de 2012

Ciúme




«De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analitico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.

A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranoia.

Nesse tipo de paranoia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.

Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional (exemplo:esquizoanálise).

Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.»


Texto in Wikipédia
Imagem in Google

O Idiota



Imagem in Google

sexta-feira, 23 de março de 2012

Eles fogem porquê?



«De visita ao Porto para participar na sessão solene dos 101º aniversário da Universidade do Porto, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho evitou cruzar-se com as centenas de manifestantes, muitos deles com bandeiras da CGTP, em dia de greve geral.

...

Para evitar o confronto com os manifestantes, Passos Coelho entrou diretamente nas instalações Universidade do Porto, esquivando-se ao contacto directo com centenas de pessoas que gritavam palavras de ordem como "FMI fora de Portugal" ou "Contra o aumento do custo de vida".»


Texto in Expresso online, 22-3-2012
Imagem in Google

segunda-feira, 19 de março de 2012

PS da Apelação volta a usar o 'punho fechado'

«Um homem de 67 anos recebeu ontem assistência médica no Hospital de Santa Maria a várias escoriações no rosto.





Alegou ter sido agredido durante uma zaragata na sede do PS da Apelação, Loures.





Contactado pelo CM, Carlos Teixeira, presidente da concelhia, afirmou desconhecer a ocorrência do caso.»   


Texto in CM online, 19-3-2012
Imagens ilustrativas in Google

quinta-feira, 15 de março de 2012

Nem Nossa Senhora de Fátima lhes vale

Laurinda Oliveira - a idosa que tem um litígio em tribunal com o Santuário de Fátima – agrediu no sábado passado um grupo de freiras e raparigas em frente à moradia onde vive. Uma das irmãs foi atingida, com violência nas costas e teve de ser assistida no hospital de Leiria. A GNR de Fátima foi chamada ao local e registou a queixa contra a mulher de 80 anos.




Ao final da tarde de sábado passado, duas das irmãs que gerem a Casa de S. Miguel (Obra das Gaiatas) – que acolhe meninas em risco – regressavam a casa com um grupo de 20 crianças e jovens, que estiveram num concerto, quando se deram as agressões.

À frente do portão da entrada, estava Laurinda Oliveira, de 80 anos, que vive num anexo da moradia principal, que foi doada pela sua irmã ao Santuário de Fátima nos anos 90. «Começou a dizer palavrões e insultos e a levantar as canadianas que usa no ar tentando acertar nas irmãs e nas crianças», contou ao SOL uma fonte que assistiu à cena. «Uma das freiras foi mesmo parar ao hospital com uma lesão lombar por ter sido atingida com uma das muletas da idosa».

O grupo de meninas entre os oito e os dezoito anos entraram em pânico e as mais novas começaram a chorar. Uma das raparigas ainda terá tentado travar a violência agarrando na muleta da idosa, que por querer agredi-la acabou por cair no chão. «Foi um escândalo: as meninas estavam aterrorizadas», conta a mesma fonte. «Estas crianças já têm traumas familiares suficientes, não precisam de viver estas situações», lamenta esta fonte.

As irmãs apresentaram queixa na GNR, que foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

Nos últimos tempos, os conflitos entre Laurinda Oliveira – que sofre de uma doença psiquiátrica e necessita de acompanhamento constante – e as moradoras da casa de S. Miguel têm subido de tom. «Costuma muitas vezes gritar insultos e até atirar pedras, mas desta vez foi mais longe», contou ao SOL uma fonte da Igreja.

O Santuário colocou uma acção em tribunal para que Laurinda abandone o anexo onde vive na Casa de S. Miguel. A moradia e a associação Obra das Gaiatas foram entregues ao Santuário de Fátima por Maria Oliveira, irmã de Laurinda. A doação previa que a fundadora da associação ali pudesse viver até morrer, mas depois do seu falecimento, Laurinda recusou-se a abandonar a casa.

O caso arrasta-se desde 2008 no Tribunal de Ourém aguardando-se a qualquer momento a leitura da Sentença.

por Joana Ferreira da Costa
in SOL online, 15-3-2012
Imagem in Google

quarta-feira, 14 de março de 2012

À mesa com António de Oliveira Salazar

Salazar vai ser marca registada para potenciar a economia do concelho que viu nascer o antigo Presidente do Conselho, Santa Comba Dão, e um dos primeiros produtos com esse cunho será o vinho ‘Memórias de Salazar’.



António de Oliveira Salazar nasceu no Vimieiro, a 28 de Abril de 1889, onde está também sepultado, mas a ideia de recorrer à "marca Salazar" para o desenvolvimento do concelho, como explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, João Lourenço, "não pretende alicerçar-se no saudosismo nem nas romarias da saudade" em relação ao antigo ditador.


"A nossa é sempre uma perspectiva objectiva e histórica, porque os juízos de valor não têm de ser feitos pela autarquia, têm de ser as pessoas, os historiadores, os investigadores [a fazê-los]. Nós temos apenas de demonstrar a nossa convicção de que o que estamos a fazer é útil para o concelho e para a região. E se temos um vinho ‘Memórias de Salazar’ é porque sentimos que as pessoas procuram essa ligação quando nos visitam", disse o autarca.



in CM online, 14-3-2012

terça-feira, 13 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Há dias de manhã em que uma pessoa à tarde não pode ser do Benfica à noite




Pastilhas Rennie, numa farmácia perto de si...



Imagens recebidas por e-mail

Mais um que não cumpriu o 9º Mandamento da Lei de Deus




«O administrador da Mota-Engil assassinado na Polónia foi morto com cinco tiros, pelo menos um na cabeça. Suspeito terá descoberto alegado caso do português com a mulher e foi denunciado à polícia pela própria família.

 
Miroslaw F. de 44 anos, está detido como único suspeito da morte de Pedro Fernandes, administrador da Mota-Engil na Polónia, que foi assassinado a tiro no início da semana. Segundo a imprensa polaca, o português foi baleado cinco vezes.

O suspeito do crime, engenheiro civil de profissão, disse que não tinha intenção de matar Pedro Fernandes, que apenas lhe queria bater, depois de ter lido uma SMS no telemóvel da mulher que poderia indicar um possível relacionamento amoroso entre o português e a mulher do polaco.

Segundo Miroslaw, a arma disparou acidentalmente. "Levado pela emoção", o suspeito diz que se descontrolou e acabou por disparar mais quatro tiros, conta a "PolskieRadio". Esta parte da história é comum à generalidade da imprensa polaca que aborda o caso, esta sexta-feira.

Mas, segundo a edição online do "Nazemiasto", Miroslaw é um colecionador de armas antigas e terá usado uma arma de carregar pelo cano para disparar sobre Pedro Fernandes, casado e pai de três filhos. Teoria que contraria o descontrolo emocional advogado pelo suspeito, após o "primeiro tiro acidental".

O corpo de Pedro Fernandes foi encontrado, segunda-feira à noite, num prado em Mydlniki, nos arredores de Cracóvia, a terceira maior cidade da Polónia. O cadáver jazia no chão, ao lado do jipe do português, completamente queimado, onde os dois homens se terão encontrado para conversar, depois de Miroslaw ter descoberto um alegado caso da mulher com o português.

Conta a Imprensa polaca, que após os disparos, um dos quais atingiu Pedro Fernandes na cabeça, Miroslaw terá removido o corpo do português para o local do passageiro e levado o jipe para o descampado em Mydlniki.

Não é claro em que altura terá ido a casa buscar combustível para incendiar a viatura, numa tentativa de esconder o crime, mas parece certo para toda a Imprensa polaca que Miroslaw não conseguiu fazer segredo e contou o sucedido ao chegar a casa.

Foi a própria família de Miroslaw - agregado não especificado nos jornais polacos - que chamou a polícia para contar o sucedido. Os média locais contam que o suspeito ficou junto dos familiares a aguardar a chegada das autoridades e entregou-se sem oferecer resistência.

Miroslaw F. ficou detido no próprio dia. Entretanto, um tribunal de Cracóvia ordenou a prisão preventiva do suspeito, por um período mínimo de três meses.»



Texto in JN online , 02-3-2012
Imagem in Google